Era uma vez, ainda quando os animais falavam, dois amigos: O Coelho e o Macaco. O Macaco era rico e burro enquanto o Coelho era pobre mas esperto.
Certo dia, o Macaco decidiu visitar o Coelho, mas quando lá chegou encontrou o coelho a dormir e um pequeno animal a fazer o papel de empregado. O Macaco ficou espantado e optou comprar o animal para ser empregado na sua casa. Quando o Coelho acordou, o Macaco disse ao Coelho que queria comprar o animal do Coelho. O Coelho primeiro foi para dentro de casa, abriu tigelas, armários e encontrou tudo sem comida. Ao sair aceitou a proposta de compra do seu animal. O coelho disse quanto o preço que queria, antes de o Coelho acabar de falar o Macaco disse ‘’Eu vou ti pagar 50 casas, 20 carros e 900,000 meticais’’. O Coelho aceitou o pagamento e disse ‘’ Posso despedir-me do animal?’’. O Macaco disse que sim. Logo o Coelho envenenou o animal. Quando o Macaco chegou a casa deu de comer ao animal num prato de vidro, depois de ter passado uma hora o animal morreu. O Macaco desesperado foi comentar a morte do animal à casa do Coelho. Quando lá chegou contou o que se tinha passado e o Coelho disse que fora causado pelo prato de vidro. ‘’Tens razão, eu li dei cumida no prato de vidro é por isso, mas não há problema é mais uma história para a vida’’. E assim ficaram.
Mas o Coelho com a sua esperteza não parou por ali e inventou uma outra história. Levou um grupo de amigos, incluindo o Macaco, a uma bebedeira. Quando lá chegou, primeiro pagou a conta e segundo começaram a beber até ficarem grossos. De repente o Coelho disse ‘’Meu chapéu vá pagar a conta”. Nenhum garsonete veio lhes cobrar. O Macaco com a sua burrice disse ao Coelho ‘’Quero comprar o teu chapéu, quanto é que me cobras?’’. O Coelho disse ‘’ Eu quero 500,000 meticais’’. O Macaco comprou o chapéu.Certo dia, o Macaco foi até um bar sem nenhum centavo. Pediu o que queria e disse ‘’Meu chapéu vá pagar a conta’’. Os donos do bar disseram ‘’Quando é que o Senhor viu um chapéu pagar a conta?!?’’
O Macaco quis fazer confusão e se deu mal. Foi preso. No dia em que foi libertado afiou uma catana para matar o Coelho. O Coelho ouviu que o Macaco o vinha matar e disse para a sua esposa ‘’ Minha Mulher, se o Macaco chegar aqui diz-lhe que morri porque ele vem-me matar. E diz também que eu deixei um pau que acorda os mortos se lhes dermos uma boa pancada”. E fingiu-se de morrer, Quando o Macaco chegou encontrou a mulher do Coelho a chorar. Perguntou o que tinha acontecido e a mulher do Coelho contou. O Macaco pegou de imediato e deu uma boa pancada no Coelho e o Coelho acordou. “Posso comprar esse teu pau com tudo que tenho menos algum dinheiro de passagem?”. O Coelho aceitou. O Macaco disse ‘’Agora vou para onde se morre muito para ter muito dinheiro’’.
Foi para uma terra onde acabavam de ter uma batalha e encontrou enquanto o filho de um rei tinha morrido. Disse “Eu vou acorda-lo com o meu pau mágico, só preciso de estar sozinho nesta sala’’. E ficou a bater no cadáver até se ver o seu interior. Quando o rei viu o cadáver do filho naquele estado mandou matar o Macaco. E Macaco foi fusilado.
O Coelho continuou esperto e mais rico, é por isso que é esperto até hoje.
terça-feira, 23 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário